quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O que toda equipe precisa?

Esse slogan foi usado para o lançamento de novas camisas de duas equipes que tem material esportivo fornecido pela Adidas:







Um primeiro uniforme icônico, um segundo uniforme inspirador, e um terceiro uniforme colorido - é isso que toda equipe precisa?

Muitos times tem primeiros uniformes icônicos, que pouco mudam. Por mais que esses times clamem por serem tradicionais, acho que um primeiro uniforme muito repetitivo diminui um pouco as vendas: se o uniforme novo é igual ao da temporada antiga, porque você o compraria? Por isso que muitas equipes mudam (e até bastante) os primeiros e segundos uniformes, mantendo apenas as cores. Mas, de fato, há o peso da tradição em busca de um uniforme que sobreviva o tempo, e alguns times preferem nunca mudar seus uniformes.

Geralmente, times que só tem uma cor costumam ter segundos e terceiros uniformes de cores variadas, o que, para mim, é bem benéfico: em primeiro lugar, porque mexe com a criatividade dos designers, que muitas vezes só precisam bolar dois ou três templates e mudar as cores; e em segundo lugar, porque cores diferentes vendem bastante, já que são novidades, e fogem da normalidade do time. Mas não há nada de errado em times que, por ter duas ou três cores, tem segundos uniformes sempre na mesma cor - há quem prega o tradicionalismo até nas combinações de shorts e meia.

Terceiros uniformes deveriam sempre ser de cores diferentes - não são muitos os times tricolores no mundo - para que o terceiro uniforme, além de atrativo, tenha de fato um motivo para existir. Hoje, terceiros uniformes são os segundos uniformes usado em campeonatos internacionais; e para quem não joga jogos internacionais, são só uniformes alternativos. Mesmo assim, o terceiro uniforme deveria ser uma opção que destoasse dos outros dois, para que não houvesse nenhuma forma de duas equipes jogarem com uniformes parecidos. Além disso, não ter novidades nem no terceiro uniforme é demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário