sábado, 21 de fevereiro de 2009

Camisas Exóticas #2 - Verdy Kawasaki 93!

Almir estava procurando a camisa do Albirex Niigata no eBay, e achou essa belezinha:



Hoje as camisas do Japão são meio padronizadas com as do resto do mundo, já que as fornecedoras são as mesmas; mas provavelmente em 93 a Mizuno deveria fazer uma porrada de camisas da JLeague - hoje eu não conheço nenhum time com material esportivo da Mizuno.

Da fato, é uma camisa de time de marca pequena de fardamento de time de várzea (é fácil ver na 25 de Março conjuntos de camisas horrorosos). O Almir bem falou que a camisa parece feita por esses hippies da Pça. da República: amarram a camisa, mergulham no balde de tingidor e fica uma pintura randomizada, tipo isso aí.

Mas nos anos 90 as camisas eram bem mais exóticas do que são hoje. Marcas d'água eram comuns, e estampas pitorescas e camisas com templates simples eram bem aceitas. Vale lembrar da camisa do Taffarel na Copa de 94:



Mas o que mais me impressionou em achar a camisa do Verdy não foi ela em si, mas foi essa camisa que o vendedor do eBay também tem:



A princípio aprece a camisa dois (ou um, não sei) do próprio Verdy; só que, se você prestar atenção, ela não tem nenhum silk nem bordado, a não ser da marca da Mizuno: é uma camisa estilo a do Verdy, só que não é a do Verdy.

Já vi camisas com templates como as do Palmeiras, só que em outras cores, mas essa é muito exótica. E, se você entrar na página do produto, vai ver que é uma camisa licenciada pela própria JLeague, o que me faz pensar que, provavelmente no Japão em 93, faziam-se camisas alternativas que, para serem mais baratas, simplesmente não levavam os bordados do time. E com um template como esse, não dá para confundir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário