sábado, 28 de março de 2009

Adidas para a próxima temporada

Se você torce ou gosta de algum time que usa Adidas, provavelmente a camisa desse time estará dentro desses padrões que apresentarei aqui.

Antes, falo um pouco dos padrões com as camisas. De fato, é um saco ver todos os times com as mesmas camisas, só com cores diferentes. Não sei ao certo desde quando vem a padronização, mas na Copa de 94 já se percebia padronizações, principalmente na Adidas.

A padronização continua até hoje, mas está um pouco mais atenuada. A Nike, por exemplo, tem vários templates dedicados a um time só (Barcelona, Manchester United, Arsenal e Corinthians tem modelos únicos). No caso de seleções e times grandes, acho que faz parte da cláusula de contrato uma camisa em modelo único, até por que é mais fácil ver a padronização em times e seleções menores.

Eu até entendo que a padronização pode ser vantajosa para a empresa; além de se economizar com a criação do uniforme (coisa que deveria vir do time), cria-se quase que um logo da empresa, e quem conhece um pouco mais bate o olho na partida e já sabe de que empresa e a camisa daquele time.

A maioria das camisas lançadas oficialmente, por enquanto, são da Adidas. Estamos em março ainda, e provavelmente em maio a coisa começa a pegar, mesmo. As camisas lançadas pela Adidas mostram que alguns leaks (fotos de camisas que vazaram antes do lançamento oficial) podem ser verdadeiros. Até agora são quatro os padrões apresentados, e eu, particularmente, não gosto muito de nenhum.

O primeiro que eu vi foi este, oficializado no lançamento das camisas de Bayern e da seleção Russa:





Primeira vez que eu vi esse template, achei ele horroroso. Não gosto da gola, nem dos cortes no meio camisa (mas estes não comprometem). A saída encontrada pela seleção russa foi boa: pinta a gola da mesma cor da camisa, e só o meio muda de cor. Mas pode dar certo só com a da Rússia, que tem uma cor bonita (mas por que meião bege?!).

A seleção russa apresentou outro template, também, presente em leaks de Liverpool e Real Madrid:







Como se percebe facilmente, o template não é feio, mas pode estragar uma camisa se a linha que sai da gola e for para o ombro for de uma cor que não combina, como a do Real Madrid. Mas tanto a do Liverpool como a da Seleção Russa ficaram boas (a Rússia está com dois uniformes classudos). Times com três cores terão mais facilidade com esse modelo, já que times com duas cores podem inventar de colocar uma cor diferente nessa linha e estragar o trabalho (que foi o que aconteceu, para mim, com a camisa do Real Madrid).

Além desses dois templates, que certamente estarão em algumas camisas da Adidas, a seleção espanhola lançou uma camisa com um template exótico, que também foi usado na camisa da Ucrânia:





Deste template eu não gostei. Na camisa da Ucrânia fica um pouco pior, já que a faixa entre as duas faixas mais finas ficou da mesma cor da camisa (mas e essa manga esquerda de outra cor?!). A da Espanha, para mim, está tenebrosa, e acontece o que acontece com o template anterior: se não é um time com três cores, você pode inventar uma cor nova para essa faixa e estragar tudo.

Além desses três modelos, saiu um quarto modelo, mas nada oficial ainda. Leaks de Benfica e Milan tem o mesmo template (o leak do Benfica está ruim, então não colocarei aqui):



É um modelo bem mais neutro do que os outros, golinha e só. da mesma forma que não compromete, é meio sem sal. Eu particularmente acho que é melhor ter uma camisa nesse template do que no template da Espanha, mas em relação aos outros templates, valeria mais a pena testar coisas novas do que uma camisa sem personalidade.

E essa é uma características dos templates, a personalidade. O ideal seria camisas de times que não só pela cor tivessem sua própria personalidade, mas também pelo modelo. A padronização, ao mesmo tempo que pode distribuir templates que saem do lugar comum, cria um novo lugar comum, só que um pouco menor. Como disse, seria interessante se cada clube tivesse um setor de criação de uniformes para a próxima temporada.

Em relação a Adidas, não acredito que aparecerá algum outro modelo para padronização em diferentes times. Quatro modelos já é o máximo que vi, e acredito que, se aparecer algum modelo diferente, vai ser exclusivo para uma equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário