quarta-feira, 1 de abril de 2009

Nova Camisa da Inglaterra*

A nova camisa da Inglaterra, apresentada no sábado passado, foi uma das camisas que mais gerou polêmica nos últimos tempos.

Tudo começou quando a Umbro, empresa que faz os uniformes da Inglaterra (e que foi comprada pela Nike), anunciou que a nova camisa custaria £50 (lá as camisas não costumam custar mais de £40). Os fansites sobre camisas fizeram um fuzuê, mas nada que pudesse fazer a Umbro mudar de idéia, longe disso.

O preço não foi o grande problema, até que essas imagens vazaram, sobre como seria a nova camisa da Inglaterra:



Aí sim, o bicho pegou. Não vi um comentário sobre alguém que tenha gostado dessa camisa: "além de aumentarem o preço da camisa fazem um uniforme desses?!" A bagunça foi tanta que a Umbro teve que desmentir oficialmente que essa poderia ser a nova camisa da Inglaterra.

Mas a dúvida ficou até sábado, quando a seleção inglesa entrou com o novo uniforme:



Talvez para compensar o aumento de preço e a notícia do fake, essa camisa vem cheia de viadagens. As primeiras são os novos logos da Umbro e da Federação Inglesa. O logo da Umbro está menos esticado, mais perto de um quadrado de lado do que um losango, propriamente dito; e o logo da F.A. ficou em um azul mais claro, sem a palavra ENGLAND em cima. Este era o antigo.



A segunda viadagem é que a camisa é feita para cada jogador da seleção da Inglaterra especialmente em seu tamanho. Antes o jogador pedia o tamanho da camisa que gostaria de usar, mas agora, a Umbro tira a medida de cada jogador e faz uma camisa do tamanho ideal para aquele jogador, como se fosse feita por um alfaiate.

Além disso, para venda para fãs, a Umbro mudou a ordenação do por letras para uma ordenação por números:



Antes eu tinha achado uma grande perda de tempo, mas vendo de novo percebi que eles adicionaram dois tamanhos para o M, o G, o GGG e o que seria algo como o GGGGGG aqui (?!). Devem ser os tamanhos que mais saem e que eles perceberam que, de alguma forma, a diferença entre os números não era satisfatória o bastante. Agora é como se tivesse um M pequeno e um M grande, que de fato é melhor para você encontrar um tamanho adequado para que a camisa lhe caia como mais te apetece.

E já saiu uma edição especial da camisa, da British Legion:



British Legion é uma instituição de caridade voltada aos veteranos de guerra e familiares destes, com apoio financeiro, social e psicológico.

Minha opinião sobre a camisa é que, no geral, é uma camisa OK. Não é a camisa mais bonita que já vi, mesmo por ser simples demais, mas está longe de ser uma camisa feia. Mas por outro lado parece uma camisa pólo de passeio com o emblema da federação inglesa do lado, e não uma camisa de futebol.

A combinação com shorts e meias todas brancas, sem detalhes, faz com que os jogadores pareçam escoteiros. A camisa tem um modelo retrô, mas não parece um modelo da década de 70, mas da época aristrocática do século XIX:



Eu ainda acho que o uniforme parece muito mais de tênis do que de futebol, a primeira vez que vi lembrei do Pete Sampras em Wimbledon:



Como disse, não é uma camisa feia, mas não é uma das minhas primeiras opções para futuras compras; até para passeio ela é bom moço demais.

--------------------------------------------
*este post não teria sido feito sem as notícias do Football-Shirts.co.uk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário