quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Camisas Exóticas #1 - Serra Leoa!

O que tem de mais interessante em acompanhar notícias de futebol e ver uma camisa exótica. Mais até do que ver uma camisa bonita, uma camisa que define os padrões do que costumamos ver sempre me deixa alegre. São várias, e creio que é legal apresentá-las de vez em quando.

Há poucos dias saiu essa camisa, de Serra Leoa:



Tenho quase certeza que eu não vi nada mais exótico que essa camisa. A Hummel faz coisas bem ousadas para países africanos, mas essa camisa é a coisa mais bagunçada que algum time de futebol pode usar.

Dá para dividir a explicação dessa camisa. Primeiro, ela tem um template que já foi usado pela Hummel antes: os detalhes azuis no peito e as listras azul e branca nas mangas aparecem em outras camisas (em outras cores, claro).

Depois disso, notamos que a cor principal da camisa é esse degradê, que passa do verde para o azul. Não só o degradê é estranho, com os tons de verde e azul também o são. De fato, essas cores representam a bandeira do país, que decepciona se você espera algo relacionado com esta camisa:



Imagina se todos os países com bandeiras só com faixas verticais ou horizontais tivessem a transposição de suas bandeiras dessa forma.

Depois, esse detalhe branco na camisa, quase uma marca d'água centralizada no lado esquerdo do peito. Eu não tenho idéia do que isso seja. Parece um mapa, mas está longe de ser o mapa de Serra Leona, que é esse:



Talvez seja uma ousada transcrição desse mapa



Não dá para saber, e talvez seja só um detalhe que a Hummel achou que ficaria bom na camisa - mas provavelmente deve ter algum significado, nem que seja só colocar o branco da bandeira na camisa.

Seguindo, a camisa tem o brasão do país sobre esse detalhe em branco, que é o que há de mais comum nessa camisa:



Depois, minha parte predileta da camisa: esse bicho desenhado na barriga. Deve ser um leopardo, uma "leoa", sei lá, mas é de perguntar se era realmente necessário colocar ele aí, como se não faltassem detalhes na camisa. É estranho ele ser em preto, que fica difícil de ver na parte de baixo da camisa, onde o azul é mais forte; e, se o jogador colocar a camisa dentro do calção, provavelmente só veremos uma parte da cara do bicho, o que deve ficar bem feio.

Não sei se esses riscos brancos representam arranhões desse bicho, mas são os melhores detalhes da camisa. Talvez se a camisa fosse só degradê com esses detalhes em branco, sem o "mapa" e o leopardo, ficasse uma camisa bonita.

Para quem tem uma frente dessa forma, as costas decepcionam:



Depois de tanta bagunça, ter as costas da camisa simples foi o melhor que a Hummel poderia fazer. Acho o escrito desnecessário, mas não compromete o que já foi comprometido na frente da camisa. E vendo as costas da camisa dá para ter idéia do que teríamos sem todos os detalhes pitorescos - uma camisa bem mais bonita.

Um comentário:

  1. Tem nada d feia essa camiseta, eh muito original isso sim, feia são aquelas camisetas sem nada, tudo branca, ou branca e preta, parece mais um pano de chão horrível!

    ResponderExcluir